Mosteiro de Singeverga
Pax!
Últimas Crónicas

do Mosteiro

de São Bento da Vitória

S. BENTO DE SINGEVERGA

JANEIRO 2016

1 - Neste Primeiro Dia do Ano, Oitava de Natal, Solenidade da Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, volvemos o nosso olhar para o Céu e imploramos ao Rei dos Séculos e Senhor dos Tempos, que conceda ao mundo uma nova era de Unidade e de Paz! E procuramos viver a mensagem do Santo Padre Francisco para este dia:
“Vence a indiferença e conquista a Paz”!
5 - E neste início de ano o Inverno apresenta-se rigoroso e prolongado, com chuva, vento forte e muito frio!
10 - E então neste Domingo do Baptismo do Senhor, “abriram-se mesmo os céus”! Uma autêntica invernia desabrida!
11 - O nosso hóspede. P. Octávio, natural dos Açores e aspirante a Oblato Regular, foi acometido duma síncope e assistido no Hospital de Famalicão e de S.João, no Porto. Teve alta no dia seguinte, preparando-se agora para viajar para o Canadá, onde tem exercido o seu apostolado, e donde regressará brevemente.
18 - Nesta semana, o P. Prior Luís Aranha orienta, em Fátima, o retiro ao clero de Santarém.
19 - O nosso P. Inácio não tem passado bem de saúde, encontrando-se muito afectado física e psiquicamente. Motivo pelo qual teve de ser internado na Casa de Saúde dos Irmãos de S. João de Deus, primeiro em Barcelos e depois em Vilar de Frades, onde tem recebido regularmente as visitas dos Irmãos da Comunidade. Desejamos-lhe rápidas e consolidadas melhoras!
20 - Alguns Irmãos tomaram parte, em Monção, no funeral do Irmão mais velho do nosso P. Eugénio. Que o Senhor o tenha em seu eterno descanso!
25 - Foi praticamente na intimidade que celebramos o 124º aniversário da Fundação do nosso Mosteiro, juntamente com os Empregados e Domésticos que trabalham connosco no dia a dia. A Eucaristia e o almoço foram os dois momentos dessa vivência.
29 - A pedido do seu Prelado e com a aprovação do nosso Capítulo Conventual, o P. Pedro Jorge da Silva, do Patriarcado de Lisboa, passará connosco cerca de meio ano.

FEVEREIRO

1 - Alguns Irmãos tomaram parte, nestes dias, nas Jornadas de Teologia da Universidade Católica do Porto, nas quais D. Abade foi também um dos conferencistas.
2 - Nesta Festa da Apresentação do Senhor fizemos, na Sala Capitular, a tradicional Bênção das Velas, com a respectiva Procissão pelo Claustro do Mosteiro.
10 - Quarta-Feira de Cinzas, Dia de Recolecção e início da Santa Quaresma. Como nos pede S. Bento na Regra, preparemos as nossas almas e os nossos corpos, para podermos celebrar a “santa Páscoa na alegria dum desejo todo espiritual”.
11 - O P. André e alguns Irmãos Sacerdotes concelebraram com as nossas Irmãs de Santa Escolástica a Solenidade da sua celeste Padroeira, este ano transferida da véspera, Quarta-Feira de Cinzas.
14 - Numa decisão histórica, o Capítulo Conventual de Singeverga votou hoje a nossa saída da Congregação Beneditina da Anunciação, da qual fazíamos parte há 85 anos, e a entrada na Província Hispânica da Congregação Sublacense Cassinense. Que seja tudo para glória de Deus e incremento da nossa Santa Ordem!
17 - Em Vilar do Pinheiro realizou-se o funeral do Rev. P. Alberto Teixeira Dias, nosso Oblato e Amigo dedicado. Presidiu o D. Abade, acompanhado de vários Irmãos Sacerdotes.
19 - Tivemos hoje a primeira conferência quaresmal pelo P. Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, que nos falou sobre a cultura e a espiritualidade japonesas.

MARÇO

4 - O P. Adelino continua muito afectado pela sua hemorragia nasal, tendo de ser assistido de novo no Hospital de S. João.
7 - Nesta semana, a Comunidade esteve de retiro orientado pelo P. Josep-Enric, do Mosteiro de Montserrat que, de forma eloquente e original, nos apresentou a vida monástica como uma parábola do Reino.
14 - A antiga Casa das Irmãs da Cozinha, que já nos deixaram há alguns anos por falta de pessoal, vai ser adaptada no seu interior, para poder servir de apoio à nossa Hospedaria Monástica.
20 - Neste chuvoso Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, tivemos uma boa participação de Fiéis nas duas Eucaristias, na Procissão de Ramos e na Oração de Vésperas.
22 - Alguns Hóspedes e entre eles, como habitualmente, os Sacerdotes da equipa formadora do Seminário do Bom Pastor, Ermesinde, partilham connosco a vivência desta Semana Santa.
24 - E neste Tríduo Sacro pudemos contar também com a presença dalguns Irmãos das nossas Comunidades de S. Bento da Vitória e do Colégio de Lamego, e dum razoável número de Fiéis.
27 - Cristo Ressuscitou, Aleluia! É a Páscoa do Senhor! A Festa da Vida e da Esperança! Por isso os nossos corações exultam de alegria. Uma alegria partilhada com todos os Cristãos Fiéis – e muitos foram – os que participaram nas nossas celebrações.

ABRIL

12 - O nosso P. Inácio, que continua internado na Casa de Saúde de Vilar de Frades, onde tem recebido a visita dos Irmãos do Mosteiro, completa hoje a linda e venerável idade de 92 anos. Por tão feliz ocorrência, uma delegação da Comunidade deslocou-se à referida Casa de Saúde, para lhe cantar os parabéns e levar-lhe o nosso abraço fraterno.
17 - Este dia 17 de Abril de 2016, Domingo do Bom Pastor, fica para sempre marcado nos nossos anais, pela emanação do Decreto de Incorporação do nosso Mosteiro de Singeverga na Congregação Beneditina Sublacense Cassinense, e da sua Inserção na respectiva Província Hispânica. Continuemos a caminhar!
18 - Durante esta semana, D.Abade toma parte, em Fátima, em mais uma Assembleia Geral da CIRP.
20 - Vítima duma indisposição, o nosso P. José de Castro teve de ser assistido nos serviços de Urgência do Hospital de Famalicão. Regressou bem melhor, graças a Deus!
23 - Aproveitando este fim de semana alargado, o nosso Grupo Coral Pax realizou o seu passeio anual, desta feita, a Lourdes. Com a protecção da Mãe do Céu correu tudo bem e a satisfação foi geral!
25 - E aproveitando também este feriado do 25 de Abril, D. Abade, acompanhado do P. André e dos dois Irmãos Noviços, Fr.Fernando e Fr.Pedro, deslocou-se ao nosso Colégio de Lamego, neste mesmo dia visitado também por uma delegação dos nossos Oblatos.
28 - O P. André Olim toma parte, nesta semana, na Peregrinação Internacional a Lourdes, dos Cavaleiros da Ordem de Malta.

MAIO

3 - O Senhor D. António Augusto, recém-nomeado Bispo Auxiliar do Porto, teve um Encontro, aqui no nosso Mosteiro, com cerca de vinte sacerdotes da nossa Diocese, ordenados nos últimos dez anos, dalguns dos quais ele foi Reitor no Seminário Maior. Depois duma palestra de D. Abade na Sala Capitular, rezaram connosco a Hora de Sexta, almoçaram no nosso refeitório, e convivemos todos um pouco no Claustro, enquanto tomávamos o café. Finalmente, uma pequena visita a alguns sectores do Mosteiro, encerrava este simpático Encontro.
6 - O P. Marcos abalou mais uma vez por esse Portugal abaixo, para prestar assistência espiritual aos peregrinos de Fátima, integrado na equipa da Ordem de Malta.
11 - O P. Agostinho Machado também não tem passado bem de saúde, tendo recebido já assistência médica. Desejamos-lhe rápidas e consolidadas melhoras!
20 - Em dia de S. Bernardino de Sena celebrámos o onomástico de D. Abade, que presidiu de manhã à Eucaristia e ao meio-dia ao almoço de festa. Que o seu santo Patrono lhe dê força e coragem para continuar a servir os seus Irmãos de Comunidade na alegria e na disponibilidade!
22 - Neste Domingo da Santíssima Trindade realizou-se o Encontro Anual dos nossos Oblatos, em menor número e com muitas caras novas, em relação a um passado bem recente. A Eucaristia foi presidida por D. José Manuel Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda. De tarde, teve lugar a habitual reunião na Sala Capitular, iniciada por D. Abade, que depois teve de se ausentar, sendo continuada pelo P. Prior.
23 - Visitou-nos pela primeira vez e passou esta semana toda connosco, D. Josep Maria Soler, Abade de Montserrat e Visitador da Província Hispânica da Congregação Sublacense Cassinense, à qual pertencemos agora. Esteve também com os nossos Irmãos do Colégio de Lamego e de S. Bento da Vitória, e teve um encontro formal com a Comunidade, no qual expôs as linhas gerais da nossa nova Congregação.
26 - Com a restauração e reposição de respectivo Dia Santo e Feriado, voltamos a celebrar e a reviver a alegria e espiritualidade desta Quinta-Feira do Corpo de Deus.
28 - Os nossos dois irmãos Noviços, Fr. Fernando e Fr. Pedro, voltaram pela terceira vez ao Mosteiro de Montserrat, desta feita para fazer, durante quinze dias, um minicurso de Patrologia. Acompanha-os mais uma vez o P. André Olim.
- D. Abade visitou os nossos Irmãos do Colégio de Lamego, na companhia dos PP. Amândio e Abel.

S. BENTO DA VITÓRIA - PORTO

Na dimensão trinitária desta pequena comunidade beneditina, dependente do Mosteiro de Singeverga, tudo decorre com normalidade e exactidão, mas sem alarido. Tendo atingido o limite oficial de idade, Pe. Juvenal, regressou à integração total na comunidade. Cada monge, somos apenas três – Pe. Geraldo, Pe. Juvenal, Pe. José Gabriel - tem a sua função e o seu trabalho. A comunidade é apenas agitada, de vez em quando, por um grupo que chega para visitar a Igreja ou para desenvolver uma acção pastoral ou espiritual de Baptizado ou Casamento. Agora, também não faltam os curiosos que querem apreciar a beleza do Coro Alto com os 36 quadros de Marceliano de Araújo, em talha dourada-policromada, a descrever a vida de S. Bento, e os especialistas que vêm experimentar o valioso e grandioso órgão, obra de 1719-23, do irmão beneditino Fr. Manuel de S. Bento, que, aliás, não é somente autor deste instrumento musical. De facto, órgão e Coro Alto são as duas preciosidades artísticas desta espaçosa igreja monástica. Ainda no dia 15 de Outubro p.p., a nossa igreja esteve envolvida mo Festival Internacional do Porto e grande Porto sobre órgãos, tocando o artista checo Michel Novenko. Mas são muitos os organistas que passam por aqui e se deliciam a dedilhar as teclas do velho órgão monástico e apreciar as possibilidades deste magnífico e singular instrumento sonoro. Dia15 de Novembro foi a visita dum grupo de Braga e Tibães, com a Srª Drª Aida e o Dr. Paulo Oliveira. Realizam-se também na nossa igreja alguns casamentos solenes. Esta nossa casa serve igualmente para as reuniões dos oblatos beneditinos do Porto, que todos os meses aqui vêm. E, a propósito, queremos dar a triste notícia do falecimento do antigo aluno de Singeverga, João Narciso Abreu Moreira, que, com muito gosto vinha cantar à nossa igreja, e ainda, há pouco, aqui estivera a solenizar a Eucaristia do aniversário natalício do Pe. Geraldo; ele vivia com a família em Avioso, Maia, mas era do Bairro. Era dos Amigos que passam, prestam serviços e deixam saudades. Lembramos ainda o falecimento do Dr. Bento Cruz, de Montalegre, antigo aluno de Singeverga, e dentista de muitos de nós. RIP. Neste sentido, não queremos, tão pouco, esquecer a gratidão aos antigos alunos que, aos Domingos, na nossa Eucaristia, sob a direcção do Dr. Abílio Marques, aqui vêm fazer ressoar os antigos cânticos gregorianos de Singeverga e não só. P. G.