Mosteiro de Singeverga
Pax!

Todos os hóspedes que se apresentam no mosteiro sejam recebidos como se fosse o próprio Cristo, pois Ele dirá um dia: «Fui hóspede e recebestes-me». E dispense-se a todos a devida honra, principalmente aos irmãos na fé e aos peregrinos."

Cap. 53 da Regra de São Bento - Da recepção dos hóspedes

Este princípio da Regra de São Bento é seguido em Singeverga, onde se acolhe quem queira passar uns dias em clima de silêncio e oração. Bom para repor energias físicas e espirituais, é um ambiente de paz particularmente propício à escuta da voz de Deus.

Os hóspedes são convidados, assim, a participar na oração litúrgica diária (laudes e eucaristia às 7h, hora de sexta às 12h40, vésperas às 19h e vigílias às 21h) e a tomar as refeições em conjunto com a comunidade (pequeno-almoço às 8h00, almoço às 13h e jantar às 20h). Nos domingos e dias santos, os ritmos colectivos incluem apenas as seguintes alterações: laudes às 7h30, a eucaristia às 12h e as vésperas às 15h30.

O espaço da hospedaria é modesto e sóbrio. O edifício mantém as características da época da sua construção (1953-1957). Situados num longo corredor, cada um dos quinze quartos tem uma cama individual, mesa e cadeira, um pequeno armário de roupa e um aparelho de aquecimento. As casas de banho são comuns, no corredor; nos quartos há apenas um lavatório.

Além de poder estar com os monges nas orações, o hóspede tem livre acesso a quatro espaços comuns durante o dia: uma sala de hóspedes localizada no corredor da hospedaria; a igreja, também aberta para momentos de oração fora das horas comunitárias; o bosque do mosteiro, para passear e estar mais próximo da natureza; e o claustro, do qual se pode usufruir seja para meditação, leitura ou simples caminhada.

Pela hospedaria passam gentes de todas as proveniências sociais, de quase todas as faixas etárias, e mesmo de diferentes crenças religiosas, incluindo agnósticos e descrentes. Há artistas, escritores, padres, médicos, seminaristas, personalidades conhecidas e gente anónima que também decidem passar um tempo em Singeverga, cada um atraído pela liturgia sóbria, ou pelo canto ou pela tranquilidade do lugar.
Como a hospedaria está dentro do espaço da clausura, só é possível receber homens, e, por norma, o tempo de estadia não poderá ultrapassar os oito dias.

Para mais informações contacte:
E-mail: beneditinoshospedaria@gmail.com
Morada: Mosteiro de São Bento de Singeverga Rua
Mosteiro de Singeverga,
200 4795-309 RORIZ STS
Telefone: 252 941 176; fax: 282 872 947