Mosteiro de Singeverga
Pax!

Misericórdia...

A misericórdia é, propriamente, aquele ponto da revelação que Jesus Cristo faz de si mesmo e do mistério de Deus, no qual Ele entra totalmente em ruptura com as medidas do mundo. A misericórdia é o que o mundo tem mais dificuldade em aceitar na proposta cristã.Ler mais...

Passeio Comunitário

Amanhecia calmo e quente o dia 8 de Junho. A nossa movimentação começou cedo, 7 horas da manhã, com o ofício de Laudes e missa concelebrada, onde todos participámos do mesmo pão e do mesmo vinho e demos o mútuo abraço de paz. Com este espírito de cumplicidade comunitária e fraterna, pelas 9 horas, distribuídos por três carrinhas, conduzidas pelo D. Abade, Pe. Prior e Pe. Pedro, do clero do Patriarcado de Lisboa, que por cá vem vivendo, há uns meses, integrado na amizade da nossa vida diária. Depressa voámos quilómetros, convertidos em bem -estar, pelas auto-estradas A 3 e A 11, até à praia fluvial de Ponte de Lima, onde, numa esplanada convidativa nos foi servido um doce café, em várias mesas aconchegadas.

Ler mais...

Encontro anual dos oblatos seculares de São Bento

«Santíssima Trindade,
Vosso poder imenso
Tudo cria e governa
Até ao fim dos tempos.»


Assim se canta no Hino de Vésperas do Domingo da Santíssima Trindade. Foi com este hino de confiança na Trindade Santa que, uma vez mais, rumaram ao Mosteiro de Singeverga os seus oblatos seculares para celebrar mais um encontro anual junto da sua comunidade de monges.

Ler mais...

Passeio dos Oblatos

Picos da Europa, Santuário de Nossa Senhora de Covadonga e Mosteiro de Samos 25, 26 e 27 de Abril 2014


O Centro de Oblatos de Cucujães tomou a iniciativa de organizar um passeio de três dias à vizinha Espanha com o objectivo de visitar a comunidade de monges do Mosteiro de São Julião de Samos e seus oblatos. O convite foi estendido a todos os centros de oblatos ainda activos deste nosso Portugal.


Por diferentes motivos, apenas dois centros se fizeram participantes, o de Cucujães, responsável pela organização, e o de Espinho. Reuniu-se um grupo de 48 pessoas, na sua maioria oblatos, ou a caminho de o serem, contando ainda com o Pe. António, pároco da Diocese de Santarém, que, à data, se encontra a passar uma temporada junto da comunidade de Singeverga. Com o nosso Abade como pastor, iniciou-se a viagem.

Ler mais...

Passeio Anual da Associação dos Antigos Alunos

O nosso passeio deste ano levou-nos a visitar terras e monumentos que foram residência e pólos de desenvolvimento religioso, cultural, social e económico de monges beneditinos e cistercienses.

Ler mais...