Mosteiro de Singeverga
Monges Beneditinos

CRÓNICA DO MOSTEIRO DE SINGEVERGA

DEZEMBRO

4 - O P. Prior e alguns Irmãos tomaram parte, em Viana do Castelo, no funeral do Snr. José Pimenta Simões, irmão do nosso P. Estevão, missionário em Angola. Que o Senhor lhe dê o eterno descanso!
6 - Nestas últimas semanas a nossa Hospedaria tem acolhido alguns seminaristas, que vêem fazer o seu retiro de preparação para o Diaconado.
7 - Tem feito muito frio nesta segunda parte do Outono, com temperaturas extremamente baixas, como não há memória. Os tempos andam mesmo trocados!
10 - Confirmando as melhoras que tem vindo a experimentar, o P. Adriano foi transferido para a Unidade de Serviços Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

Ler mais...

PELO COLÉGIO DE LAMEGO

Na dobadoira do Tempo


As gerações passam por este vetusto casarão. Mas a saudade fica. Ter sido aluno do Colégio de Lamego é uma ferida aberta que nunca mais cicatriza! Eles e elas, antigos alunos passam por cá, a miúde, farejando os lugares e as pessoas que mais os marcaram. Muitos, mais tímidos, optam pelo silêncio e emoção. Outros, mais arrojados, relatam cursos concluídos, bons empregos estáveis, casamentos ou namoros felizes, etc. Todos são bem-vindos, mas os últimos, as tais gerações de oiro, são os mais recordados, porque regressam muitas vezes, mantendo sempre um comportamento humilde e exemplar, exatamente o mesmo dos seus tempos de Colégio.

Ler mais...

Breves notícias do Mosteiro de Santa Escolástica

Janeiro-Maio 2014
Acolhimento:
O movimento na hospedaria é constante, mas variado: durante a semana normalmente reduz-se a algumas pessoas que, no silêncio mosteiro partilham a nossa oração, fazendo uma pausa no stress das correrias da vida… aos fins-de-semana a hospedaria enche-se com grupos principalmente ligados a paróquias ou seminários que várias vezes pedem a orientação de alguma irmã… por vezes acolhemos também, grupos de passagem que desejam saber alguma coisa da nossa vida, e conhecer o mosteiro. Entre estes por vezes a ideia de base é conhecer as “bolachas das freiras”, mas mesmo assim acontece com alguma frequência que na visita á capela, quando se fala de oração e eventualmente se propõe que se reze uma pequenina prece pelas suas famílias e por eles próprios, a postura mude… e nunca se sabe o que Deus vai fazendo por aqui!
Durante a Semana Santa e semana Pascal, como habitualmente temos a hospedaria completamente cheia com hóspedes, que nesta altura tão cheia vêm partilhar das nossas cerimónias.

Ler mais...

Crónica de São Bento da Vitória

A vida da cela monástica da cela de S. Bento da Vitória é demasiado normal e tranquila para podermos assinalar coisas de relevo. Cada um dos três monges tem os seus deveres bem demarcados: Pe. Geraldo, apesar de um bocado diminuído fisicamente, tem a sua tarefa no governo da casa e na assistência às celebrações na Igreja. Pe. Juvenal todo se esgota na assistência pastoral ao serviço no hospital de Santo António; Pe. José Gabriel trata da limpeza da casa, da assistência aos irmãos de visita e está sempre pronto para trabalhos de última hora, mesmo que venham de fora; além disso, toma cuidado da nossa hortinha, que ele engendrou nas alturas do telhado, para nos dar mimos de alface e outras leguminosas. Por isso, de 8 de Março até 9 de Abril, lá foi, em viagem de saudade e de retempero psicológico, até ao Brasil, onde gastara 33 anos na comunidade beneditina de Garanhuns, a proletária terra do presidente Lula da Silva.

Ler mais...